Quando não souber o que fazer, faça o que você já sabe fazer!

Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.” (Provérbios 4:27)

Haverá momentos em nossa caminhada com Deus que aparentemente não saberemos o que fazer. Novos ciclos trazem consigo mudanças, novidades. Mesmo tendo clareza dos propósitos de Deus para nós, poderemos nos perguntar: “E agora, Senhor, o que devo fazer?” Ao longo dos anos tenho aprendido com Deus que quando não sabemos o que fazer, é hora de fazer o que já sabemos, ou seja, permanecer Nele que é o Caminho (João 14:6).

Isso diz respeito a consolidar princípios, valores que o Pai já nos ensinou, e que precisam estar arraigados em nós. Talvez a mudança seja exatamente para isso. Para nos amadurecer, para aprofundar nossas raízes em Deus. O sábio Salomão registrou vários conselhos de sabedoria para quem deseja viver uma vida bem sucedida, independente da estação que estiver vivendo. São posturas que sempre devemos ter: “Meu filho, escute o que digo a você; incline o ouvido às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guardeas no fundo do seu coração, pois são vida para quem as encontra saúde para todo o seu corpo.”  (Provérbios 4:20 a 22)

Quando guardamos a Palavra de Deus em nossos corações, evitamos a queda, os tropeços, não caímos nas tentações e armadilhas do inimigo. Pois, as palavras de Deus são verdadeiras, fiéis e eternas. Elas nos mantêm nos trilhos. Ela é o nosso guia (Salmos 119:105), especialmente, nos momentos em que Deus nos dá revelações passo a passo, quando estamos trilhando num novo caminho. O sábio continua: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele origina a vida.” (Provérbios 4:23)

Nosso coração sempre será alvo das setas do inimigo, da corrupção deste mundo, e dos enganos da nossa própria carne. De fato, precisamos protegê-lo a todo custo. Além disso, Salomão ainda nos exorta: “Olhe sempre para a frente; mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Considere a vereda que os seus pés tomam e seja firme em todos os seus caminhos. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.” (Provérbios 4:25 a 27)

Se nos mantivermos firmes, olhando para Ele, sem nos desviarmos nem para direita, nem para esquerda, com certeza chegaremos ao porto desejado, desfrutaremos das suas promessas, e jamais ficaremos sem direção. Dessa forma, Ele poderá realizar em nós e por meio de nós, tudo o que Ele planejou desde a eternidade. Não sei que fase você está vivendo, se tudo está claro como o dia para você, ou se tudo o que você consegue enxergar é uma forte neblina.

Saiba que esse caminho está muito claro para Deus. Ele não perdeu o controle. Ele está apenas te dando a oportunidade de fazer o que você já sabe fazer, de fortalecer sua fé Nele, de amadurecer, e então viver a plenitude dos propósitos Dele para sua vida!

Com amor, ❤

Andréia Rocha S. Arruda.

Deixe um comentário